PH
V
P
T
F
R
A
G
H
N
C
H
C
M
S
L
D
G
VARÍOLA
Haz clic sobre los círculos para ver más información
1796
É a única doença erradicada por completo graças às campanhas de vacinação. O último caso de varíola data de 1977. Hoje, há um debate sobre se deve destruir ou não as estirpes do vírus mantidas.
DIARREIA INTESTINAL CRÔNICA GRAVE
Na África e na Ásia, a vacina reduziu a doença aguda entre os bebês alimentados com leite materno, e os países que implementaram programas nacionais de vacinação reduziram as taxas e o nível de gravidade da infecção em até 80%.
1879
1881
ANTRAZ
As várias campanhas realizadas desde a descoberta da vacina têm mantido a doença em um nível de imunidade de 93%. Traduzido em vidas humanas,
o valor é incalculável.
A raiva é uma das condições virais mais antigas e temidas. 95% dos casos de raiva humana são provenientes de cães, daí a importância de vacinar os animais. Se não for possível impedir o vírus, com a manifestação dos sintomas a mortalidade é de praticamente 100%.
1882
RAIVA
CÓLERA
1884
A proposta do espanhol Jaime Ferrán foi a primeira a imunizar seres humanos contra uma doença bacteriana. Ele a criou por meio do cultivo bactérias extraídas de uma pessoa doente e aplicando-as a pessoas saudáveis através de injeções no braço. Algo normal neste momento.
1890
TÉTANO
Emil von Behring percebeu que era possível produzir imunidade contra o tétano ao injetar doses graduadas de soro de um animal portador da doença. Em 1901, ele recebeu o primeiro Prêmio Nobel de Medicina da História.
DIFTERIA
Desde o surgimento da imunização efetiva, a partir da década de 1920, os contágios da difteria diminuíram significativamente. Em 1974, seu escopo de aplicação foi ampliado ainda mais quando ao ser incluído pela OMS na sua lista de vacinas recomendadas.
PESTE
Apesar de Alexandre Yersin ter inventado um primeiro preparado contra a peste, seu projeto se mostrou ineficaz. A descoberta dos antibióticos diminuiu a pressa na busca por uma prevenção segura, embora, ao que tudo indica, em breve teremos uma solução.
1897
1926
A coqueluche afeta milhões de pessoas por ano, das quais cerca de 89 mil são crianças. Trata-se de uma das principais causas de morte evitável por vacinação em todo o mundo.
TOS FERINA
Sua vacina foi desenvolvida por Léon Charles Albert Calmette, ao lado de Camille Guérin, que entraram para a história graças à sua importante descoberta. Por isso, a vacina recebeu o nome dos dois descobridores: bacilo de Calmette-Guérin, ou "BCG".
1927
TUBERCULOSE
FEBRE AMARELA
Nas pessoas que sofrem de febre amarela, em sua forma mais grave, a mortalidade pode atingir 50%. Mas é possível preveni-la com a vacina. Uma dose única é suficiente para fornecer imunidade durante pelo menos dez anos.
1937
Hoje, o tifo só é considerado endêmico em zonas como a África Oriental e algumas regiões da América do Sul e Central. Não existem vacinas para prevenir a doença, entretanto, a melhoria das condições de higiene, os insecticidas e os antibióticos estão facilitando seu desaparecimento.
TIFO
1945
A primeira vacina contra a gripe foi aprovada para uso militar nos Estados Unidos, em 1945, e para uso civil em 1946. A sua obtenção foi prioritária para o exército norte-americano após a morte de aproximadamente 1 em cada 67 soldados durante a pandemia de 1918-1919.
GRIPE
POLIOMIELITE
O número de casos de poliomielite no mundo diminuiu de 350 mil, em 1988, para somente 22 em 2017. Se continuarmos neste ritmo, muito em breve será a segunda doença infecciosa humana eliminada do planeta.
1952
SARAMPO
1964
As duas doses do medicamento podem atingir uma eficácia muito próxima de 100%, proporcionando proteção para toda a vida. Estima-se que, entre 2000 e 2016, foram evitadas mais de 20 milhões de mortes em todo o mundo. Isso tudo por menos de um euro cada imunização.
1967
CAXUMBA
Maurice Hilleman é considerado uma das pessoas que mais salvou vidas ao longo da história. Não foi somente responsável pela vacina contra a caxumba, durante a sua longa carreira, chegou a desenvolver mais de 40 vacinas.
RUBÉOLA
Obtida também por Maurice Hilleman a partir de uma primeira mistura preparada por Paul Parkman e Harry Meyer. Um ano mais tarde, em 1971, foi autorizada a tríplice viral, que oferecia proteção contra o sarampo, a caxumba e a rubéola ao mesmo tempo.
A varicela é causada pelo vírus varicela-zoster e é muito contagiosa. Em geral é leve, mas pode ser grave em bebês, adolescentes, adultos, grávidas e pessoas com sistema imunológico enfraquecido. A vacinação para sua prevenção é altamente aconselhável.
VARICELA
1974
1977
Um dos desafios da produção de uma vacina antipneumocócica foi determinar qual dos mais de 90 tipos de bactérias pneumocócicas era a causadora da doença. Maurice Hilleman, ao lado de Robert Austrian, estava atrás deste profilático.
PNEUMONIA
MENINGITE
1978
A taxa de mortalidade situa-se entre 9 e 12%, e até 20% dos sobreviventes da doença meningocócica invasiva sofrem lesões permanentes. Incluindo danos cerebrais ou perda auditiva. A emergência da vacina mostrou-se um importante alívio para essa condição.
Em 2015, a hepatite B causou mais de 800 mil mortes. Não existe um tratamento específico para ela, por isso, a OMS recomenda a vacinação das crianças ao nascer. A partir desse momento, a taxa de proteção é de 95%.
1981
HEPATITE B
1985
HAEMOPHILUS INFLUENZAE TIPO B (HIB)
Agora, embora a maioria das mortes causadas pela Hib seja registrada em países onde a vacina não é amplamente utilizada, ainda há mortes em nações desenvolvidas quando as taxas de vacinação são mais baixas.
1992
Maurice Hilleman passou décadas trabalhando na vacina. Os testes realizados em 1992 demonstraram que ela era 100% eficaz para se proteger da doença, reduzindo sua incidência em cerca de 75%.
HEPATITE A
A vacina foi criada seguindo um método incomum: estimulando anticorpos que atacaram a bactéria de Lyme no intestino do carrapato enquanto ele consumia sangue do hospedeiro humano e antes de a bactéria entrar no organismo.
DOENÇA DE LYME
1998
PAPILOMA
HUMANO
Esta vacina é capaz de prevenir a maioria dos casos de câncer do colo do útero se aplicada com antecedência à exposição da mulher ao vírus. Além disso, previne o câncer vaginal e vulvar em mulheres, e verrugas genitais e câncer anal em mulheres e homens.
2005
Os antivirais podem curar mais de 95% dos casos, porém o acesso ao diagnóstico e ao tratamento é limitado. Ainda não existe nenhum preventivo específico contra a hepatite C que tenha demonstrado ser eficaz, embora as pesquisas continuem em andamento.
HEPATITE C
2009
O primeiro programa de vacinação coletiva foi lançado no início de 2020. Em meados de fevereiro de 2021, já tinham sido administradas 175,3 milhões de doses. Somente nos próximos meses poderemos responder a todas as nossas perguntas neste momento.
COVID-19
2020
Arraste para a direita para avançar a linha do tempo e clique nos ícones para ver mais informações sobre as vacinas.
GRIPE A (H1N1)
A gripe A, ou gripe suína, foi uma das últimas grandes pandemias antes do aparecimento da COVID-19. A vacina contra esta doença levou pouco mais de quatro meses para começar a ser distribuída. Uma corrida contra o relógio poucas vezes vista até o momento.
ANTRAZ
As várias campanhas realizadas desde a descoberta da vacina têm mantido a doença em um nível de imunidade de 93%. Traduzido em vidas humanas, o valor é incalculável.
1882
COQUELUCHE
1945
SARAMPO
PAPERAS
Um dos desafios da produção de uma vacina antipneumocócica foi determinar qual dos mais de 90 tipos de bactérias pneumocócicas era a causadora da doença. Maurice Hilleman, ao lado de Robert Austrian, estava atrás deste profilático.
1978
DOENÇA
DE LYME
PAPILOMA HUMANO